Volkswagen é multada em R$ 7,2 milhões no Brasil pelo 'dieselgate'


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Punição foi feita pelo Ministério da Justiça por venda de produto em que estão fora das normas. No país, 17 mil quantias da Amarok tinham software que burlava testes de emissões. A Volkswagen foi multada em R$ 7,2 milhões pelo Departamento de Defesa e Proteção ao Consumidor (DPDC), que tem ligaçao com o  Ministério da Justiça, pelo escândalo do “dieselgate”.

Em 2015, a montadora admitiu que 11 milhões de veículos a diesel em todo o mundo foram equipados com um programa de computador que burlava testes de emissão de poluentes. No Brasil foram vendidos 17 mil deles, todos unidades da picape Amarok.

Um processo administrativo do DPDC contra a montadora foi a aberto em 2016. A Volkswagen chegou a afirmar que o software não estava ativo no Brasil. No entanto, o departamento de proteção ao consumidor, baseado em relatório do Ibama, diz que houve indícios que apontariam para a adulteração do software.

O órgão enquadrou a montadora por “exposição à venda de produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à saúde, ou perigosos, ou ainda que estejam em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação”.

Ao determinar a multa, em decisão publicada na última segunda-feira (4), no Diário Oficial da União, o presidente do DPDC, Fernando Meneguin, afirmou considerar “a gravidade da lesão causada aos consumidores em todo o país, a vantagem auferida e a condição econômica da empresa”.


Informações importantes para se pescar na Argentina na Pousada La Regina

.