Proibição da pesca em Mato Grosso: 11 rios estão liberados


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

A proibição da pesca em Mato Grosso por conta da piracema – o período de reprodução dos peixes – começou no dia 1º de outubro e vai até 31 de janeiro nos rios que nascem e desaguam no estado.

Por isso o próprio órgão que estabeleceu o controle, o Cepesca (Conselho Estadual de Pesca), adverte que a pesca continua liberada em pelo menos 17 rios, os que fazem divisa com outros estados e países.

A secretária executiva do Cepesca, Gabriela Priante, esclarece que a Instrução Normativa Interministerial de n° 10/2017 dos Ministérios de Meio Ambiente (MMA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) reconhece o período da piracema somente nos rios de Mato Grosso.

“Isso significa que o documento não tem efeito nos rios cuja uma margem pertence a Mato Grosso e a outra a outro Estado ou País”, explica Gabriela, ao Portal da Amazônia.

Segundo os documentos vigentes, no Rio Araguaia está estabelecida a piracema de 1º de novembro a 28 de fevereiro de 2018. Este rio pertencente à Bacia Hidrográfica do Araguaia-Tocantins e faz divisa com Mato Grosso e os estados de Tocantins e Goiás.

Já os Rios Juruena, Teles Pires ou São Manuel, Capitão Cardoso, Tenente Marques, Iquê, Cabixi, Guaporé, Verde e Corixo Grande pertencem à Bacia Amazônica e fazem divisa os estados do Amazonas, Pará, Rondônia e o país da Bolívia. Nestes locais, a proibição à pesca é de 1º de novembro até o último dia do mês de fevereiro do ano seguinte. Esse período é o mesmo para os Rios Paraguai, Itiquira, Piquiri, Correntes, do Peixe e Ribeirão Furna, da Bacia do Paraguai, que fazem divisa com Mato Grosso do Sul.

“A pesca nestes locais está liberada em outubro, porém, como em Mato Grosso já é piracema, o peixe pescado nestas regiões não poderá ser transportado nem comercializado dentro do nosso estado, só para fora”, ressalta Gabriela.

Inf. revistapescaecompanhia


Informações importantes para se pescar na Argentina na Pousada La Regina

.