Peixes não sentem dor, saiba porquê lendo nosso artigo


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

PEIXES NÃO SENTEM DOR - SAIBA POR QUÊ

Detalhado estudo de universidade norte-americana serve de apoio para todos os praticantes do esporte da pesca.

Os peixes podem sentir dor? Essa questão, que por muito tempo suscitou polêmica e calorosos debates, sendo usada por grupos que visam atacar a imagem da pesca como esporte, agora parece estar resolvida.

Um detalhado estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, e publicado primeiramente no jornal científico Fish and Fisheries , e em outros veículos de todo o mundo, mostrou que esses animais são incapazes de sentir dor, mesmo quando fisgados com anzol e submetidos a brigas na ponta da linha.

Isso acontece porque os peixes não possuem estrutura cerebral, nem terminações nervosas suficientes que permitam vivenciar sensações de dor. Ainda de acordo com o estudo, quando o animal se debate após ser fisgado, ele esta apenas reagindo de maneira inconsciente e não sofrendo.

Para chegar a essa conclusão foram conduzidas pesquisas nas quais se inseriram agulhas, veneno de abelha e ácido em espécimes de truta arco-íris.

“Apesar de grandes injeções de substâncias que causariam severa dor em seres humanos – a truta não mostrou essa sensação –, é altamente improvável que um peixe possa sentir dor”, afirmou Jim Rose, líder do estudo e professor de zoologia e fisiologia da instituição.

Apesar dessas conclusões os responsáveis pelo estudo fizeram questão de salientar que os peixes merecem ser tratados com respeito, algo que todo verdadeiro fã da pesca já sabe de cor.

Fonte: Revista Pesca & Cia



Informações importantes para se pescar na Argentina na Pousada La Regina

.