Espécie de peixe consegue diferenciar os rostos de amigos e de predadores


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Pesquisadores da Universidade de Osaka City, no Japão, descobriram que uma espécie de peixe do leste africano é capaz de reconhecer rostos. De acordo com os cientistas, os animais desenvolveram a habilidade diante da necessidade de identificar predadores.

O Julidochromis transcriptus, ou cíclido, como é mais conhecido, vive em um habitat rodeado por folhagens e pedras, o que torna sua visão limitada. Por isso, os cientistas acreditam que o peixe aprendeu a reconhecer apenas o rosto daqueles que se aproximam dele.

Image

Os biólogos separaram oito cíclidos adultos em um tanque e projetaram no ambiente modelos digitais de faces familiares e não familiares ao animais. Os peixes reagiram de forma nitidamente defensiva em relação às caras desconhecidas.

Para os especialistas, a descoberta é impressionante não tanto devido à habilidade de reconhecimento do cíclido, mas sim ao fato do cérebro classificar cada indivíduo entre conhecido e desconhecido. A ideia de que um animal é mais inteligente do que outro, portanto, não é apenas errada como injusta.

Inf. Galileu / NewScientist


Informações importantes para se pescar na Argentina na Pousada La Regina

.