Deputados barram pesca no Ministério da Indústria


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Para o presidente Michel Temer a pesca tem a ver com o Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços. No entanto, a CCJ da Câmara dos Deputados vê o tema de maneira diferente e decidiu suspender o decreto presidencial que determinou a saída da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por considerar a transferência “nociva”.

A suspensão está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 598/17, do deputado Esperidião Amin (PP-SC) e outros parlamentares, que susta os itens do Decreto 9.004/17 que tratam da transferência.

O relator na CCJ, deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), recomendou a aprovação do projeto. Ele concordou com o argumento dos parlamentares de que o Decreto 9.004/17 ultrapassou o poder regulamentar da Presidência da República, na medida em que altera o que determina a Lei 10.683/03, que estava vigente à época da edição do decreto.

Pereira Júnior considerou, assim como os autores do projeto, que a transferência pode ser nociva ao setor pesqueiro. “Após o fim do Ministério da Pesca, o setor começa a se reerguer graças à gestão e administração do Ministério da Agricultura, que conta com mais de 10 mil servidores distribuídos no Brasil. Já o Ministério da Indústria possui pouco menos de 800 servidores lotados exclusivamente em Brasília”, avalia o relator.

A lei de 2003 foi recentemente revogada pela Medida Provisória 782/17 e tratava da organização da Presidência e dos ministérios. A lei incluía, entre as competências do Ministério da Agricultura, itens como a política nacional pesqueira.

Inf.: revistapescaecompanhia


Informações importantes para se pescar na Argentina na Pousada La Regina

.