Conheça soluções simples e práticas para tornar seu equipamento de mosca “multifuncional”


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Seu equipamento de fly pode adquirir algumas funções “extras” bastante úteis para a prática da modalidade. Seja na montagem da vara ou na medição do seu troféu, algumas pequenas e fáceis “marquinhas” podem ajudá-lo a ganhar tempo, praticidade e conforto em suas pescarias com equipamento de mosca. Até a linha principal pode ganhar uma pequena “cola” que irá ajudá-lo nos arremessos. Veja como é fácil fazê-las.

1. Vara como régua

Image

Objetivo: transformar a vara numa régua para medir seus peixes, mesmo que sem muita precisão.

Como fazer: com canetas de retroprojetor, etiquetas ou fitas adesivas.

Costumo marcar as varas do número 6 para cima, que são as mais usadas para peixes de porte médio a grande, como tucunarés, robalos, cachorras e outros. Mas nada impede que as marcações sejam feitas em varas mais leves. Nesse caso, a escala pode ser menor.

2. Marcação de encaixe

Image

Objetivo: facilitar o perfeito encaixe entre as seções da vara, de modo que os passadores fiquem corretamente alinhados.

Como fazer: com marcações indicativas nos dois lados do encaixe, após montar a vara corretamente. Utilize canetas de retroprojetor, esmalte de unha ou etiqueta adesiva.

3. Proteção grip

Image

Objetivo: minimizar problemas de empunhadura do cabo da vara como transpiração excessiva (que o faz escorregar nas mãos) ou espessura muito fina da cortiça para as mãos do pescador.

Como fazer: enrolando o cabo com “grips” (fitas) desenvolvidos para cabos de raquetes de tênis, tiras de borracha de câmara de ar ou tiras de manta de silicone (utilizadas em aparelhos de fisioterapia ou ginástica).

4. Cabeça da linha

Image

Objetivo: demarcar até onde vai a “cabeça” da linha de fly, que tem de oito a dez metros. Porque, para um bom e confortável arremesso mais longo, é muito importante que ela esteja inteira projetada no ar, ou “para fora da vara”. É comum os iniciantes se descuidarem em relação a este fundamento.

Como fazer: com uma pequena marcação circular com caneta ou pincel de tinta permanente no ponto em que a cabeça da linha termina.

Inf.: revistapesca


Informações importantes para se pescar na Argentina na Pousada La Regina

.