Confira algumas curiosidades a respeito da Pesca Esportiva


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

A pesca esportiva é uma nova modalidade de pescaria e chegou ao Brasil há pouco tempo, mas vem se difundindo com velocidade e se popularizando de maneira muito interessante entre os brasileiros.

Por isso, resolvemos reunir cinco curiosidades sobre esse tipo de pesca aqui nesse texto. Confira quais são:

A pesca esportiva movimenta um mercado bilionário

A indústria da pesca esportiva é uma indústria bilionária – isso se considerarmos apenas os seus investimentos e rendimentos feitos no Brasil. Em 2013, a indústria da pesca esportiva no país movimentou cerca de R$ 1 bilhão, surpreendendo todos os responsáveis pelo setor de turismo no Brasil.

Dentre suas principais atrações, claro, estão a pesca amazônica, com milhares de turistas anuais viajando de barco pelos nossos rios atrás de alguns dos maiores peixes do planeta e se divertindo com a pesca esportiva.

É um dos mercados que mais cresce

O mercado da pesca esportiva brasileiro é um dos mercados que mais cresce no país, mesmo em tempo de crise financeira. Nos últimos anos, o mercado cresceu em média cerca de 30% por ano e mais do que dobrou de público nos últimos dez anos.

Não à toa, as principais feiras de pesca no Brasil, como a Pesca Trade Show e a Mariner Boat Show, tenham registrado públicos cada vez maiores, com saltos enormes de cerca de 50% de público de um ano para o outro.

Ao todo, a indústria de pesca esportiva gerou em 2015 cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos (incluindo aí lojas de material para a pesca, redes de hotéis especializados, pesqueiros, criadores de iscas vivas, restaurantes especializados em peixes, guias de pescaria, condutores de embarcações para pescaria).

Mesmo assim, o mercado ainda possui espaço para crescer muito. Nos EUA, por exemplo, a pesca esportiva gera mais empregos do que setores tradicionais, como a indústria automobilística, movimentando mais de $45 bilhões de dólares anuais só com equipamentos de pesca.

Ainda assim, existe pouco incentivo do governo federal para que esse mercado possa se desenvolver mais.

A Amazônica contém os maiores peixes do Brasil

Um dos principais destinos de pesca esportiva no Brasil é a Amazônia. Com um barco, uma vara de boa qualidade e as iscas necessárias, muitos pescadores de todo o mundo se aventuram diariamente pela malha fluvial da nossa Floresta Amazônica, atrás de peixes de tamanho colossal.

Os maiores peixes do Brasil estão por lá, como o pirarucu (Arapaima gigas) e a piraíba (Brachyplatystoma filamentosum), que podem alcançar (EM MÉDIA) 2,5 metros e passar dos 200 quilos.

O Brasil ainda se destaca por conter mais de 2 mil espécies de peixes de água doce e mais de mil e trezentas espécies de peixes marinhos.

A Pesca Esportiva existe a mais de 40 anos

A pesca esportiva foi criada em 1971, há cerca de 45 anos, se caracterizando pela pesca apenas pelo prazer da pescaria e não pela subsistência do alimento obtido. Portanto, o lema “pesque e solte” é parte intrínseca da pesca esportiva.

Inf.: Cremonesi


Informações importantes para se pescar na Argentina na Pousada La Regina

.