Calendário de Pesca – Confira os melhores momentos para pescar


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

A força de sua gravidade interfere no movimento das marés, na agricultura e na pesca. A cada vinte e nove dias e meio, a Lua completa sua órbita em torno de nosso planeta. Durante estes dias notamos que seu brilho e forma variam de quatro maneiras, que são as fases lunares.

As fases da Lua na pesca são consideradas pelos pescadores há muito tempo. Hoje em dia, muitos consideram que as fases da Lua são fundamentais para definir o sucesso em uma pescaria, mas há de se considerar outros fatores importantes como a temperatura externa, temperatura da água, a pressão atmosférica, se houve alteração na coloração em razão de chuvas, baixa ou aumento de volume de água dentre outros fatores que também influenciam no comportamento dos peixes.

Image

Pesca na Lua Nova

Nesta fase lunar há pouca luminosidade vinda da Lua e, por esta razão, os peixes costumam se concentrar no fundo do lago, rio ou mar. Por isto este período é considerado neutro para a pesca tanto no rio quanto no mar.

Image

Pesca na Lua Crescente

Neste período a luminosidade da Lua ainda é fraca, fazendo com que alguns peixes subam à superfície, sendo este um período regular para a pesca em rios e boa na pesca no mar.

.

Image

Pesca na Lua Cheia

Esta é a melhor fase da Lua para a pesca, pois durante a Lua Cheia a luminosidade é mais intensa, fazendo com que os peixes subam à superfície, provocando aumento na velocidade do metabolismo dos peixes e aumentando seu apetite. Portanto esta fase da Lua para a pesca dá ótimos resultados! Porém no mar pode haver variações e é considerada neutra por motivos diversos.

Image

Pesca na Lua Minguante

A luminosidade lunar ainda é grande nesta fase, portanto ainda é uma boa fase da Lua para a pesca em rios e ótima para a pesca no mar, já que os peixes continuam atraídos para a superfície durante a Lua Minguante.

A interferência da lua nas marés

O movimento da marés tem causa nas atrações gravitacionais existentes entre a Terra, a Lua e o Sol. O posicionamento da Lua e do Sol em relação à Terra determinam como se comportam os níveis do mar, e consequentemente dos rios e canais litorâneos. Por isso, temos as marés grandes e pequenas, ou comumente chamadas de marés vivas e mortas.

Como usar essa referência para pescar?

Calendario Lunar - ReferenciasAfirmar categoricamente qual melhor maré ou lua para se praticar a pesca é algo impossível, entretanto, é fato que nas chamadas marés pequenas ou mortas, que acontecem quando a Lua está em fase minguante ou crescente, a correnteza é menor, facilitando o posicionamento das iscas onde se deseja pescar. Outro fato, é que nestas marés, os peixes terão uma área menor a circular na sua busca por alimentação, já que teremos um volume considerável, menor nas áreas de pesca.

Em verdade, seguindo estas considerações, podemos dizer que nas luas de quarto, ou nas marés mortas, a produtividade da pesca tende a aumentar. Mas não podemos esquecer que as variantes existentes em função dos lugares, das espécies de peixes, entre outras, podem modificar esta colocação e, por isso mesmo, nunca devemos desprezar a análise de conhecedores da região onde se pretende pescar.

Em outras palavras, se quiser fazer um estudo antecipado do local de pesca desejado, faça um cruzamento da tábua de maré com o calendário lunar, veja quando ocorrerão as marés mortas, mas não esqueça de consultar um pescador nativo da região para saber como o clima e volume de água tem se comportado. Existem peixes que costumam ser mais encontrados em marés vivas, dependendo do local.

Inf.: pescamadora


Informações importantes para se pescar na Argentina na Pousada La Regina

.